segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles

Platão e Aristóteles são os pensadores que mais nos influenciaram. A partir deles, temos as bases necessárias para a discussão filosófica sobre a educação, ou seja, algumas questões pensadas por eles há muito tempo ainda servem para pensarmos o papel da educação e sua relação com a sociedade como um todo.
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Platão exerceu uma grande influência na educação grega, tendo sido o mais importante discípulo de Sócrates. Ele o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre.

A teoria dos dois mundos (“mundo sensível e mundo inteligível ou mundo das ideias”) destaca-se como o cerne do pensamento platônico.

Um dos seus grandes feitos filosóficos foi sistematizar a Lógica através do seu tratado intitulado Organon. 

É possível afirmar que Platão foi o fundador da teoria da pedagogia, seu pensamento foi fundamentado na reflexão pedagógica, aliada à política. 

No livro VII de A República, Platão relata o mito da caverna, o qual pode ser analisado sob pelo menos sob dois pontos de vista: 

Primeiro, o epistemológico que está relacionado ao conhecimento, assim ele compara o acorrentado ao homem que fica dominado pelos sentidos e não atinge um conhecimento perfeito da realidade. 

Segundo, o político, nesse aspecto o homem se livra dos grilhões, indo além do mundo sensível, atingindo então, o mudo das ideias, da opinião à essência. É responsabilidade do sábio conduzir, sendo-lhe reservada a alta função da ação política. 

Para Platão, o conhecimento é resultado das lembranças das contemplações da alma no mundo das ideias. Desse modo, a educação é o despertar do indivíduo do que ele já sabe e não o apropriar de um conhecimento que está fora. Ele destaca também, a necessidade da educação física no sentido de que esta proporcione ao corpo uma saúde perfeita, evitando que a fraqueza atrapalhe a vida superior do espírito.

PLATÃO valoriza os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.

Em Aristóteles podemos perceber um outro aspecto da pedagogia grega. Aristóteles desenvolveu, ao contrário de Platão, uma teoria voltada para o real, onde procurava explicar o movimento das coisas e a imutabilidade dos conceitos.

“A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública”. Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o “justo meio”. A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa – “o que não é demais nem muito pouco”, nas palavras do filósofo.

No conhecimento ,sob a perspectiva aristotélica encontramos um modo de pensar sobre a prática. Uma teoria que nasce da contemplação, mas que é aplicação, práxis. Em Aristóteles, temos uma compreensão dialética da educação e, ao mesmo tempo, uma espécie de sistemática de tudo o que foi dito e entendido sobre o assunto na Grécia Antiga e Clássica. Para ele, não há problema com a política (Platão) ou com o discurso (Sócrates), desde que esses sejam acompanhados pela ética.


Aristóteles mostra o fato de que a educação, ou o processo do conhecimento leva o ser humano a buscar o meio termo, a temperança, nem muita festa nem de menos. Percorrido pelo bom uso do conhecimento, isso só acontece pela virtude obtida pela educação das novas gerações, numa perspectiva de construção interior da pessoa.


Bibliografia

2 comentários:

  1. Eliecília ficou legal mas eu acessei a orientação desta atividade e pede que as postagens para D25-5_ED02, devem ter no mínimo vinte (20) e no máximo cinquenta (50) linhas, escreva um pouco mais. Realmente houve um erro: deve-se ler o Cap. 02 e não o Cap01 como foi mencionado. Abraço!

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