segunda-feira, 7 de maio de 2012

Maiêutica socrática


S
ócrates desenvolveu um método próprio de análise filosófica, denominado de “maiêutica” (em grego “parto das ideias”), o qual tem como objetivo possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo.

A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância. Daí a sua famosa frase: “eu só sei que nada sei”.

Essa técnica pode se tornar pedagógica, por exemplo: um professor faz uma série de perguntas não apresentando as respostas diretamente, resultando em uma consciência mais profunda dos limites do conhecimento estabelecida a partir da busca das respostas para as questões problemas. Assim, através de questionamento a mente consegue encontrar, em si mesma, a verdade.

Logo, esse método socrático está relacionado com o aspecto que induz a uma pessoa a formular conceitos latentes através de uma dialética ou sequencia lógica de perguntas.

Sócrates diz que todos carregam dentro de si o saber, sem saber. O questionamento traz a reflexão e compreensão do que é real:

"Minha arte tem o mesmo poder maiêutica do que as parteiras. A diferença é que ela oferece aos homens e não às mulheres e que as almas é que monitora o seu trabalho de parto, e não o corpo" (Sócrates).



Fonte:


Maiêutica. Disponível em: http://www.answers.com/topic/maieutic#ixzz1uE928Rrh

JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante sua colocação a respeito da aplicação da maiêutica em nossa pratica escolar, onde através do conjunto de pergunta e respostas podemos levar nossos alunos a construir seu conhecimento através da busca para respostas as questões colocadas.
    Podemos também utilizar a maiêutica em nossa vida cotidiana, nada de verdades absolutas, temos que ter em mente que o conhecimento e a curiosidade são inesgotáveis.

    ResponderExcluir
  3. Eliecília boa noite!

    Vejo na charge que você utilizou acima o contraste entre duas realidades: a pobreza de um lado e a riqueza de outro, ao centro o contorno de nosso país, ou seja, somos fruto desta paradoxal realidade!

    O conhecimento latente e dialético expresso na maiêutica socrática, deve conduzir realmente para a independência de pensamento e da extrapolação da mera repetição de ideias. Devemos exercitar as perguntas e estas, produzirem novas perguntas e daí chegarmos ao saber.

    Em um ato cíclico de retorno irônico sobre nossas certezas, concluindo-se que sabemos a mesma medida do que admitimos conhecer, esta é síntese do pensamento filosófico: duvidar de nossas certezas e aparências.

    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  4. Foi interessante a sua relação através da chage da reflexão sobre a divisão de classes sociais com a maiêutica

    ResponderExcluir
  5. Acima foi escrito...Daí a sua ( " Sócrates" o parênteses é meu ) ) famosa frase: “eu só sei que nada sei”.
    Esta frase , da forma como está escrita ,não é verdadeira. Se o Sr. Sócrates a pronunciou desta forma, cometeu um equívoco , na minha interpretação, pois se Ele colocou como ... nada sei...por ser muito pouco o que sabemos, entendo, mas a frase melhor seria:
    eu só sei que QUASE nada sei”.
    Esta frase também pode ser contestada, pois tenho absoluta convicção que sabemos muito, porém os conhecimentos estão adormecidos em nós, mas sabemos, e o que precisamos é manifestar todo este conhecimento que temos . De que forma ? Buscando dentro de si as respostas que quando colocadas de formar correta , as respostas virão naturalmente.
    Etc...

    ResponderExcluir
  6. A frase original de Sócrates que é Sei que nada sei, reflete a importância de se colocar numa posição de humildade diante do ouvinte.Ouvindo sem nenhum conceito o que o outro fala,apenas ouvindo é,de certa forma não deixar que o conhecimento acumulado entre em cena no ato de ouvir.Sei que nada sei é uma postura de atenção pura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha analisado por este ângulo. É um aspecto a ser refletido.

      Excluir
  7. Então para Socrático é o parto das ideias!
    O nascer do conhecimento de pensamentos lógicos.
    "Eu só sei que nada sei".

    ResponderExcluir
  8. HOOOOOOO HUMILHOU SÓCRATES E FODA

    ResponderExcluir
  9. presciso de ajuda : como posso usar o método maieutica , falando sobre minha vida ?

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode me ajudar com uma conclusão sobre maiêutica socrática



    ResponderExcluir