domingo, 20 de maio de 2012

O que é filosofia da Educação


 
É nos espaços formais e informais humanos que ocorre a educação. Se temos várias educações diferentes e em diferentes contextos, compreendemos então que a Filosofia da Educação consiste na reflexão com a problemática educacional humana, é uma filosofia referente a uma educação reflexiva (SAVIANI, 1984).

Apesar dos avanços da ciência, das novas tecnologias, exigindo o novo “perfil” da sociedade de um modo geral, persistem os velhos problemas, orientando e/desorientando a conduta e a educação do cidadão. Para esses problemas, que na verdade são históricos e desafiam a atualidade, a Filosofia da Educação contribui com um projeto filosófico. 

É contra a lógica que persiste e insiste em fazer da própria vida do homem um produto descartável que a Filosofia da Educação procura problematizar e dar-lhe outro sentido, outra finalidade. Nessa perspectiva, a Filosofia da Educação contribui com alguns questionamentos. Isso quer dizer que, em cada período histórico da humanidade, alguns perfis foram estabelecidos e pensados, para serem alcançados por meio da educação. Dentre as concepções filosóficas influenciadoras na educação destacam-se:

A concepção essencialista é baseada no empirismo na qual o sujeito recebe as influências do mundo externo. É através da transmissão de valores, signos, comportamentos que os alunos vão aprender um tipo de comportamento para adaptar à vida adulta, na organização social. Essa corrente filosófica influencia diretamente a Escola Tradicional.

A concepção naturalista é baseada em uma visão naturalista de homem, vai influenciar o modelo de Escola Nova. A teoria do conhecimento é o racionalismo, é a razão que orienta as ações do homem. Na escola a ênfase recai nas diferenças individuais das crianças.

A Concepção Histórico-Social nela o homem  é  um ser integral em sua capacidade individual, espiritual e em suas necessidades de existência/sobrevivência. O tipo de conhecimento é o interacionista, a vida do homem está relacionada com suas condições materiais de existência e o processo produtivo vigente. Foi desenvolvida a partir da filosofia de Hegel e Karl Marx, que influenciaram a escola progressista. (GIRALDELLI JR., 2006, p.2).

Para concluir destacamos que:  mudam os pensamentos filosóficos, mas as questões na educação permanecem as mesmas: O que ensinar? Como ensinar? Para quê ensinar? Mudam os pensamentos, pois, estes, assim como a educação não são indiferentes às transformações culturais, religiosas, políticas, econômicas e sociais. Assim, a filosofia deve estar na escola, pois ela é o espaço do exercício do pensamento reflexivo “que não quer parar”, de um questionamento que não se contenta com as respostas provisórias que somos obrigados a dar as mais diversas perguntas sobre a vida, o pensamento, a realidade.
 

BIBLIOGRAFIA

GIRALDELLI JR., Paulo. A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0102-88392000000200005&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 maio 2012.

JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.
SAVIANI, Dermeval.  Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.

YOUTUBE. Introdução à Filosofia - Capítulo 01 - Parte 01. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3g_1KTIcgfo&feature=related>. Acesso em: 20 maio 2012.


YOUTUBE. O que é Filosofia. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=wxCqL02kSOo&feature=related>. Acesso em: 20 maio 2012.

YOUTUBE. Mito e Razão - Filosofia Antiga .  Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=UTbyWYwBc8Y&feature=related>. Acesso em: 20 maio 2012.

Um comentário:

  1. oi Eliecilia.
    A educação consiste então em utilizar as brechas que vão se abrindo no espaço educativo.
    Se as concepções educacionais forem incorporadas no processo educativo teremos então seres humanos melhores preparados para enfrentarem as diferentes transformações da atualidade.

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